Além do visual das interfaces, é essencial compreender as necessidades do usuário.
Design Thinking
Design Thinking envolve entender as necessidades dos usuários, definir o problema, gerar ideias, criar protótipos e testar soluções de forma iterativa para encontrar a melhor solução possível.
Stakeholders
Um mapa de stakeholders é uma ferramenta visual que identifica e classifica as partes interessadas em um projeto, ajudando a entender suas expectativas, influências e necessidades, para que a comunicação e as estratégias sejam mais eficazes.
Personas
Uma representação de um conjunto de usuários com comportamentos, motivações e metas semelhantes. Ajudando a criar soluções mais centradas no usuário. Apresentando o público-alvo de forma detalhada, com base em dados reais e comportamentos observados, o que permite entender melhor suas necessidades, desejos e dificuldades.
Mapa de empatia
Esse exercício nos permite nos colocarmos no lugar dos usuários, garantindo que o produto ou serviço atenda realmente às suas necessidades e proporcione uma experiência mais eficaz e agradável.
Jornada do Usuário
É o mapeamento das etapas e experiências de um usuário ao interagir com um produto ou serviço, visando otimizar a experiência e atender suas necessidades de forma eficaz.